O curso de graduação em Filosofia da Universidade Franciscana iniciou as suas atividades acadêmicas no ano de 1958. O profissional formado é responsável por investigar e questionar com profundidade o conhecimento do mundo e do homem. Durante o curso, o aluno estuda as grandes correntes do pensamento e as obras dos filósofos.
Nesse contexto, busca-se desenvolver, nos acadêmicos, uma educação interdisciplinar que proporcione, além dos conhecimentos conceituais e pedagógicos, próprios da formação acadêmica na área, o desenvolvimento de saberes essenciais à educação. Dessa forma, o profissional não restringe a sua atuação docente à mera reprodução e repasse de informação, mas compromete-se com a construção/reconstrução do conhecimento e com a tomada de decisões no mercado de trabalho, adquirindo, assim, uma percepção ampla da realidade e do conhecimento, continuamente renovados.
Nota do Enade: 5
Conceito do MEC: 5
* Melhor Curso de Filosofia do Brasil, conforme avaliação do MEC
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do Curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; Enfoques teóricos da aprendizagem: comportamentalismo, humanismo e cognitivismo; Enfoques teóricos da aprendizagem: sociointeracionismo e as variáveis que interferem na aprendizagem; Teorias contemporâneas da aprendizagem
O despertar do pensamento filosófico; Questões fundamentais de antropologia; Questões fundamentais de ontologia ; Questões fundamentais de ética e política
Bases sociológicas da educação; Contexto histórico da educação no Brasil; Fundamentos filosóficos da educação; Desafios contemporâneos da educação
Anotações de Aula; Resumo; Resenha; Artigo Científico
Argumentação e análise conceitual; Lógica e verdade; Dedução e indução; Cálculo proposicional
Cultura, mitologia e filosofia; Mitos de origem e deuses olímpicos; Deuses e Heróis; Narrativa mítica, cultura e literatura
Antropologia filosófica; A Essência do Ser Humano; Antropologia clássica; Antropologia judaico-cristã
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Deus, mundo, razão e fé; Questões fundamentais de filosofia prática; Questões fundamentais de metafísica e conhecimento; Questões fundamentais de lógica e linguagem
Educação e tecnologia digital ; Tecnologia digital e seus usos no ensino; O AVA no contexto didático; Tecnologias na docência
A natureza do problema filosófico; Metodologia filosófica; Leitura em filosofia; Escrita em filosofia
Cálculo de predicados; Interpretação e verdade; Proposições e funções de verdade; Validade e consequência lógica
Pessoa, Natureza e Cultura; Liberdade; Perspectivas antropológico-filosóficas da contemporaneidade; A finitude humana
Estado, Educação e Políticas Educacionais ; Contexto histórico e socioeconômico das políticas educacionais no Brasil; Bases legais e organizacionais da educação brasileira ; Etapas, Níveis e Modalidades da Educação Brasileira
Desenvolvimento humano; - Desenvolvimento humano na infância e na adolescência; Desenvolvimento na vida adulta e na velhice; Neurociência e educação
Ciências da educação e prática pedagógica; Planejamento do processo de ensino e de aprendizagem; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Gestão da sala de aula
Caracterização da ética; Ética e felicidade (Aristóteles); Ética e dever (Kant); Ética e sentimentos morais
Revolução científica; Modernidade e racionalismo; Modernidade e empirismo; Filosofia crítica e pós-crítica
Metodologias ativas de ensino com tecnologias; Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem; Ferramentas digitais; Tendências tecno-metodológicas para a educação
Lógica formal e informal; Ferramentas de argumentação e argumentação; Discursos, debates e controvérsias; Práticas de argumentação filosófica
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Conhecimento e crença; Conhecimento empírico e não-empírico; Conhecimento e justificação epistêmica; Problema da verdade
Conceitos e práticas de educação inclusiva; Políticas de educação inclusiva no Brasil; Estratégias de ensino para a inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado
A religião na vida e cultura humanas; A religião como objeto de investigação filosófica; A religião na tradição filosófica; Fé: epistemologia e moralidade
Lógica e semântica; Filosofia da linguagem; Projeto da fenomenologia; Fenomenologia: metafísica e corporeidade
Pressupostos teórico-práticos da gestão educacional; Proposta político-pedagógica; Gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola; Perfil e atuação dos gestores
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Visões histórico-científicas da natureza; Métodos da ciência; Problema da ciência e verdade; Humanidades e Ciência
Filosofia e Didática; Filosofia e seu ensino na educação básica; Ensino de Filosofia: Planejamento, método e avaliação; Planos de ensino e relatórios de estágio em Filosofia
Aspectos históricos da educação especial. ; Educação Especial no contexto da educação inclusiva. ; Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. ; Tecnologia assistiva e aprendizagem na inclusão escolar.
Gestão Escolar; Escola: um problema filosófico contemporâneo; Pensar a educação para ser educador; Inserção e prática em diferentes contextos formativos
Legitimidade da Metafisica. Valor e limites do conhecimento racional; Metafisica Geral ou Ontologia; Cosmologia Racional; Práticas de escrita e compreensão leitura
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Bases legais e propostas didático-pedagógicas para o ensino de Filosofia na Educação Básica; Planejamento de propostas de ação pedagógica; Operacionalização de processos educacionais e ação pedagógica; Avaliação de processos educacionais e ação pedagógica.
Fundamentos da teoria política; Teorias políticas modernas; Sociedade civil e Estado ; Teoria política: Questões contemporâneas
Linguagem, lógica e linguística; Linguagem, mente e representação; Linguagem e ação; Linguagem e comunicação
A pesquisa em Filosofia; A relação entre Filosofia e método; A pesquisa bibliográfica; Pesquisa e escrita em Filosofia
Concepções éticas contemporâneas; Debates éticos contemporâneos; Ética, ciência e técnica; Ética, sociedade e desenvolvimento humano
Observação da realidade escolar; Prática docente efetiva: regência de turma.; Reflexão sobre a prática: instância formativa; Análise e avaliação da prática docente do estagiário
Filosofia e filosofia da educação; Clássicos da filosofia da educação; Tendências da Filosofia da educação; A escola como problema filosófico
Natureza da mente; Problema da relação mente-corpo; Conhecimento da mente; Conhecimento de outras mentes
Contexto e surgimento das teses características do Idealismo Alemão ; A obra de Fichte: filosofias teórica e prática. ; A obra de Fichte: filosofias teórica e prática. ; O idealismo absoluto no sistema filosófico de Hegel
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Observação da realidade escolar; Prática docente efetiva: regência de turma.; Reflexão sobre a prática: instância formativa; Análise e avaliação da prática docente do estagiário
Estética e filosofia da arte; Arte, filosofia e suas fronteiras sociais e culturais; Concepções de arte; Arte e comunicação
Fenomenologia e método; Fenomenologia e existência; Fenomenologia, solipsismo e alteridade; Filosofia e diferença
Hermenêutica clássica; Hermenêutica e Ontologia; Interpretação e sentido; Hermenêutica, sociedade e desconstrução
O papel da estatística na área da educação. ; Organização e apresentação dos dados.; Medidas estatísticas. ; Amostragem.
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 640h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 160h |
Total | 1120h |
- Professor no ensino médio e fundamental de escolas públicas ou privadas;
- professor em universidade (após pós-graduação);
- pesquisador em universidades;centros de pesquisa;organismos de planejamento e organizações sociais;
- assessorias éticas e políticas;
- consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais;
- elaborar e implantar projetos educacionais em escolas e empresas.
Contato
E-mail: filosofia@ufn.edu.br
Telefone: (55) 3220-1202
Ramal: 1282